Neuromodulação

Estimulação Magnética Transcraniana

A Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) é uma técnica usada para modular funções cerebrais através de impulsos magnéticos seriados.

A técnica pode aumentar ou reduzir a atividade de diferentes áreas do córtex cerebral, promovendo regulação emocional em diferentes condições clínicas.

Neuromodulação em Ansiedade

Aspectos neurofisiológicos consistentemente associados com períodos intensos de Ansiedade, como hiperatividade da amígdala e do córtex pré-frontal dorsolateral direito tornaram-se alvos efetivos para promoção de efeitos ansiolíticos através de neuromodulação.

Neuromodulação no Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)

A hiperatividade do córtex orbitofrontal está associada com o desenvolvimento de obsessões no TOC. A neuromodulação de áreas cerebrais adjacentes objetiva diminuir a intensidade de tais pensamentos, levando a redução e até mesmo remissão dos sintomas obsessivo-compulsivos.

Neuromodulação na Depressão

Aumento da excitabilidade neuronal no córtex direito e diminuição no esquerdo esta associada a processos emocionais ligados a diminuição de energia, dificuldade de concentração, menor capacidade de sentir prazer e sentimento de culpa. A Estimulação Magnética Transcraniana permite modular esses circuitos cerebrais, promovendo melhora dos sintomas associados.

Tratamento com Neuromodulação:

As sessões tem duração aproximada de 20 minutos, são indolores e praticamente não estão associadas a efeitos colaterais. O paciente pode manter sua rotina de atividades diárias durante o tratamento, podendo realizar atividades como dirigir, realizar exercícios físicos e trabalhar.

O tratamento compreende duas fases distintas: Indução e Manutenção.

Durante a fase de indução, são realizadas sessões diárias (cinco vezes por semana) por quatro semanas (totalizando 20 sessões).

Durante a fase de manutenção são realizadas sessões semanais por aproximadamente três a seis meses (totalizando 12 – 24 sessões).

CONSULTAS

PORTO ALEGRE

  • (051) 99752-8338
  • Rua Dona Laura, 333/702
  • Moinhos de Vento
  • pedro.beria@ufrgs.br

SÃO PAULO

  • (11) 4750-1501
  • Rua Joaquim Floriano, 413
  • Itaim Bibi
  • pedro.beria@ufrgs.br
Beria Psiquiatria


Porto Alegre:

R. Dona Laura, 333 - Porto Alegre.
(51) 99752-8383
São Paulo:
R. Joaquim Floriano, 413 - São Paulo.
Telefone: (11) 4750-1501

TOP